invenção do automóvel

INVENÇÃO DO AUTOMÓVEL
Segundo a maioria dos autores, deve-se a Joseph Nicolas Cugnot, engenheiro militar francês, a invenção do automóvel.

Em 1765 , construiu um automóvel de três rodas, acionado a vapor, que desenvolvia a velocidade de 5 km horários. O carro, parecido com um triciclo, levava uma caldeira redonda na frente da primeira roda. Nos fins de 1770 , ele fez outro automóvel mais aperfeiçoado, para puxar a artilharia (era também oficial artilheiro), de velocidade superior a 30 km por hora..

Cugnot ganhou de Luis 15(XV) uma pensão, e morreu pobre em Paris, a 2 de outubro de 1804 . Em 1860 , dando prosseguimento aos trabalhos de um grande precursor, Lenoir, construiu o motor a gás. O alemão Otto aplicou ao automóvel o ciclo a quatro tempos.

Dois anos mais tarde, foi inventado o carburador, fornecendo ar carburado por meio da gasolina. Dion fundou, em 1895 , o automóvel Clube, e deu o primeiro impulso ao movimento esportivo das grandes corridas. Mais tarde foi inventado o motor de combustão interna. Os automóveis ainda hoje são desse tipo. Já em 1856 havia sido inventado o motor de explosão.

automóvel e palavra que vem do grego aut“s (próprio), e móvel. Significa "que tem movimento próprio". Segundo a maioria dos autores, deve-se ao engenheiro francês Joseph Nicolas Cugnot a construção do primeiro veiculo a motor. Mais tarde, os ingleses Murdock e Watt, firmando-se nos princípios de Cugnot, apresentaram um veiculo mais aperfeiçoado. No comˆco do século 19 , para alguns em 1802 , William Syrnington fabricou curioso automóvel acionado por duas maquinas de vapor. Em 1829 , G. Gurncy construiu um veiculo, também impulsionado a vapor, que podia desenvolver a velocidade máxima de 18 quilômetros horários. Diz-se que o automóvel a gasolina surgiu em 1887 , e teria sido inventado pelo engenheiro alemão Gattlieb Daimier. Na Alemanha apareceram os primeiros automóveis movidos por motor de combustão interna.

já o motor de explosão a quatro tempos havia sido inventado, em 1909 , por Fernand Farcit, engenheiro francês (1851-1914). Só depois de 1900 e que construíram o carro propriamente dito. O automóvel teve progresso, nos Estados Unidos, na ultima década do século 19 , notadamente em 1894 , quando Charici Duryca construiu um carro de 2 cilindros. já em 1893 , Henry Ford havia fabricado, em serie, os primeiros veículos movidos a gasolina. Tais automóveis, que serviram de base ao carro de hoje, desenvolviam a velocidade de 30 km horários. Peugeot, francês, industrializou, na Europa, o automóvel a gasolina, e o fato remonta a 1891 . A Primeira Grande Guerra (1914-1918) trouxe grandes progressos nos veículos motorizados.

Um dos mais importantes aperfeiçoamentos dos automóveis foi o mecanismo denominado diferencial, pelo qual uma das rodas motoras pode tomar uma velocidade maior do que a outra.

Em 1904 , surgiu o automóvel tipicamente militar. Em 1911 , foi estabelecido o primeiro recorde mundial de velocidade em corridas de automóveis, pelo norte-americano Ray Rarround (125 km/h).

Diz-se que a cidade do mundo que tem maior numero de automóveis e Los Angeles, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

nosso banner

meus blogs

parceiro

Palyhalskits Download
 

Copyright © 2009 Planeta Cars. Todos os direitos reservados.