13º Passeio do MP Lafer - Águas de São Pedro 2009



No posto do km 28 da Bandeirantes, a largada de mais um passeio: MPs a perder de vista.


No passeio do MP Lafer até Águas de São Pedro, São Pedro não mandou águas para o asfalto, somente algumas nuvens, um pouco acima, para atenuar a incidência de raios solares e deixar ainda mais prazerosa a experiência de viajar num automóvel de capota reclinada. O Clube MP Lafer Brasil marcou a data - sábado, 25 de abril - e o pessoal lá em cima parece ter agendado clima bom para essa turma que não pára de crescer. Também pudera: todo mundo se comportou direitinho no ano anterior.



A novidade para 2009 foi a inclusão, na carta convite, de sugestões para hospedagens em hotéis da cidade escolhida: Águas de São Pedro. Com isso, o tradicional evento, em sua 13º edição, ganhou uma programação mais extensa, com jantares dançantes e a possibilidade de conhecer melhor a cidade de destino, no dia seguinte - afinal de contas, trata-se de uma estância hidromineral de forte apelo turístico, uma vez que o município foi concebido urbanisticamente para tanto, ainda no início do século XX.





Os conversíveis dividem espaço com veículos convencionais e caminhões. Cada qual na sua fila.



Comportamentos distintos.


O percurso até o destino final compreendia aproximadamente 170 quilômetros, e os primeiros 50, até a região de Jundiaí, foram os que exigiram mais atenção dos motoristas, devido ao tráfego intenso de caminhões - mesmo para um sábado - e a coincidência com outro evento, reunindo bólidos contemporâneos que são como ranchos: repletos de cavalos nos motores e cowboys destemidos nos volantes.

De repente um festival de luzes azuis e intermitentes tomou conta dos espelhos retrovisores. Os possantes ultrapassavam tanto pela esquerda como pela direita, incluindo o acostamento. Enquanto isso, caminhoneiros subiam no pedal do freio, para evitar toques nas traseiras dos carros que eventualmente os fechavam. Mas tão logo o entroncamento com a Rodovia Anhangüera surgiu e a situação se normalizou.





Na mesma data, outro evento, reunindo carros esportivos modernos. E tome controle sobre o espírito de emulsão.


A partir daí a pista ficou livre e convidativa para observar a paisagem rural. Com três faixas de rolamento de cada lado e excelentes condições de piso e sinalização, o trecho ampliado da Rodovia dos Bandeirantes permitiu que os integrantes do evento aumentassem a média de velocidade para cerca de 100 a 110 km/h (dentro do limite permitido), e que geralmente era de 80 a 90 km/h nas edições anteriores. Se por um lado isso mostra a saúde em dia dos motores VW refrigerados a ar, por outro perdeu-se um pouco do charme que sempre foi avistar uma grande fila contínua de MPs.

As baratinhas percorrem avenidas do município de Piracicaba, antes do trecho final do percurso.

Para evitar desvios de rota, a organização do passeio contou com a ajuda de quem já conhece o trajeto, se posicionando em pontos estratégicos da malha urbana de Piracicaba, com a função de deixar clara a direção a ser tomada na última perna do passeio, que seria realizada em pista simples. Mas gente disposta a mostrar o caminho não seria o problema: se alguém se perdesse bastaria perguntar a qualquer um na rua o acesso para São Pedro, não sem ter que informar antes qual é o nome do "calhambeque" - como o MP Lafer é mais conhecido do público em geral.


Romeu Nardini, diretor do Clube do MP, estaciona na bifurcação das vias para orientar os demais participantes.

Recepção calorosa.

As cidades escolhidas como destino dos passeios do MP costumam receber bem seus visitantes a bordo dessas máquinas de fazer gente sorrir, mas em poucas ocasiões a caravana de conversíveis foi tão bem acolhida como em Águas de São Pedro. Membros da secretaria de turismo davam as boas vindas já no portal do município, oferecendo um cartaz relativo ao encontro e doces (!) caseiros, com receita típica do local. Homens da Guarda Municipal e da Polícia Militar davam escolta aos carros, interditando o trânsito convencional das ruas utilizadas pelo comboio.


Na entrada de Águas de São Pedro, o pessoal mais adiantado espera o reagrupamento dos carros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

nosso banner

meus blogs

parceiro

Palyhalskits Download
 

Copyright © 2009 Planeta Cars. Todos os direitos reservados.